top of page
  • Black Facebook Icon

Autoconhecimento e Expansão da consciência

  • Foto do escritor: Semente Plantada
    Semente Plantada
  • 21 de fev.
  • 8 min de leitura

A importância do autoconhecimento e o caminho para se chegar até ele. 


As buscas de todo ser humano

Todo ser humano, durante sua vida, tem 4 buscas fundamentais, independente da cultura, origem, país, crença.


1ª Busca: Segurança


A primeira busca é por segurança, desde que nascemos, buscamos por segurança.


  • Preciso da família

  • Preciso de um relacionamento

  • Preciso de dinheiro

  • Preciso de uma profissão

  • Preciso de um emprego

  • Preciso ter amigos

  • Preciso fazer parte de um grupo etc


Quando não nos sentimos seguros, não conseguimos relaxar para sair do modo de sobrevivência.


Exemplos:

  • Uma pessoa que só tem para comer hoje

  • Uma pessoa que está para perder o emprego

 

É necessário vivermos essa busca, para encontrarmos estabilidade.


Quando temos em mente que está tudo bem, que o relacionamento vai bem, o emprego é estável, é possível ir para a segunda busca.


2ª Busca: Prazeres


Todos querem ter prazer e se sentir bem.


  • Uma viagem

  • Uma balada

  • Um momento de lazer

  • Festas com amigos


A busca é ao mesmo tempo segurança e prazeres.


Essas duas buscas caminham juntas o tempo todo e em boa parte da vida. E isso faz parte da natureza humana.


O problema é quando essas buscas ficam enraizadas que não conseguimos perceber nada além disso.


Exemplos:

  • Trabalha só pensando em ganhar dinheiro ou enquanto não tem uma renda estável não consegue sair do modo de sobrevivência

  • Trabalhar para ter dinheiro para viajar. Vira um ciclo: Viaja, gasta dinheiro e tem que trabalhar.

  • Compra coisas materiais que não precisa, só pelo prazer de comprar e acaba ficando refém de ter que trabalhar para pagar.


Então, passamos a vida inteira cumprindo o checklist da vida e quando vamos morrer falamos: “Meu Deus, trabalhei a vida inteira e estou indo embora, sem levar nada. Eu fiz, fiz, fiz, juntei dinheiro para gerações, mas não aproveitei a minha”. E assim muitas pessoas têm o despertar só no final da vida. No final, descobrem que, mesmo tendo conquistado várias coisas, sentem um vazio.


“Steve Jobs, morreu em 2011, com 56 anos, devido a um câncer descoberto em 2003. Em 2005 fez um famoso discurso onde disse: “Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates”. Sócrates foi um filósofo ateniense de período clássico da Grécia antiga. Defendia a busca pelo conhecimento através do método de questionamento e reflexão. Uma das frases mais conhecidas atribuída a Sócrates é “Conhece-te a ti mesmo” que enfatiza a importância do autoconhecimento. Para Sócrates, o autoconhecimento é o ponto de partida para uma vida equilibrada, autêntica e feliz.

  • Segurança: Aquele que só pensa em trabalhar para ganhar dinheiro (insegurança)

Quando fazemos única e exclusivamente pelo dinheiro, quanto mais dinheiro entra, mais você quer.

Dinheiro é bom sim, todos querem prosperar, ter uma vida boa ter uma casa boa, mas enquanto não há um equilíbrio, um conhecimento de fazer o que se faz e porque do que se faz, não saímos do fato de fazer apenas por sobrevivência.


  • Prazer: Tudo que faz pensa em obter prazer. Exemplo: Pessoa que odeia seu trabalho e trabalha pensando nas férias

Uma pessoa que faz uma viagem e no meio dessa viagem, já pensa na próxima e nem aproveita a viagem que está.


Assim como aquele que busca segurança não consegue aproveitar o momento presente, porque está sempre buscando algo novo, aquele que busca o prazer, também não aproveita o que está tendo naquele momento, sempre precisa estar com a mente ocupada, pensando no próximo prazer (balada, viagem etc.).


Vai chegar um momento que percebe que essas buscas não vão levar aonde você quer chegar.


Você faz essas buscas achando que será feliz. Então você acha que vai ser feliz se viajar para tal lugar, você acha que será feliz se tiver tal coisa, acha que vai ser feliz quando puder relaxar... e assim passa a vida, buscando tal felicidade.


Ser der um clique, depois que conquistou algo que queria tanto e perceber que a felicidade só durou na hora, mas depois nada mudou e vai sentir que falta alguma coisa e nada está preenchendo, a busca continua.


E quando a pessoa pensa “Será” abriu um espaço para a terceira busca.


3ª Busca: Dharma (Ações corretas)


Na terceira busca ainda existe a busca por segurança e prazer, porque faz parte da natureza humana, mas vem a pergunta “Será que estou buscando isso com equilíbrio?” Será que estou agindo de forma correta para buscar isso? Será que minha mente está correta nesta busca ou eu estou sendo levado pelo Ego, pela vaidade, pela vingança, pelo medo? O que está me levando?        

   

A partir disso, a gente começa a refletir, a perceber que as buscas não fazem sentido, fazem parte, mas não são o sentido que estamos buscando internamente. Falta algo e não sabemos o que é, e assim vai.


É muito comum, neste momento começar a busca Espiritual. Procura-se uma religião, não dá certo, vai pra outra, muitas vezes chega a culpar o pastor, padre, etc e continua buscando.


A busca por segurança e prazer continua, mas nesse ponto, já entendemos que é em algo que não sabemos muito bem o que é.


E é nesse momento que as pessoas chegam no autoconhecimento. A pessoa fala “Bom, se eu já conquistei tudo que eu tinha para conquistar e nada aconteceu, se tudo o que eu achei que queria, eu consegui e a felicidade ainda não veio, talvez essa busca seja algo muito mais interno, então agora está na hora de buscar dentro de mim.”


E nesse ponto, ainda entra a religião, qualquer que seja, tirando os extremos, fanatismo, onde cabe a elas pegarem a mente da pessoa que está cheia de estímulos externos e voltar para dentro.


Cada um vai ter seu caminho. A religião não é o fim, é o caminho para acalmar a mente e poder perceber uma nova realidade.


Nessa terceira busca, você vai ter mais equilíbrio. Toda pessoa que busca a espiritualidade quer ser uma pessoa boa, independente da crença/religião.


Se a religião nos faz tornar uma pessoa boa, as nossas ações vão ser boas também. Pensando nos 10 mandamentos da Bíblia, se você seguir os 10 mandamentos, sua mente/consciência fica tranquila. Tudo o que oscila negativamente, você vai parar de fazer.


Com a religião/espiritualidade, você vai tirar um tempinho para rezar, isso significa que você vai tirar um tempo para se concentrar nas suas coisas, em você. Você também vai se confessar/conversar, o que nada mais é do que botar para fora aquilo que te incomoda.

Cada religião no seu caminho, vai levar você a se tornar uma pessoa melhor e se tornando uma pessoa melhor, com uma mente mais tranquila, consequentemente as suas buscas serão melhores:


Exemplo:

  • Eu não vou mais passar por cima de ninguém para subir no trabalho.

  • Eu não vou querer competir com ninguém, cada um tem seu lugar e se não estou ainda no lugar que quero, vou trilhar um caminho para conquistá-lo, mas de maneira correta, com ações corretas e olhando só pra mim, sem me comparar com ninguém, me comparando apenas com o meu de ontem.


E não vai mais acreditar que tal coisa traz felicidade, porque está se sentindo bem. Não vai se importar se a condição de hoje só dá para viajar para o litoral mais próximo, tudo bem, se quiser ir para mais longe, vai se organizar para isso sem se sacrificar, a mente está em paz, porque começa a busca por uma simplicidade que já existe dentro de cada um.


Entre a 1ª, 2ª e 3ª busca existe um período que também fazemos busca por segurança e prazer, mas chega uma hora que colocamos essas buscas no lugar que elas devem estar.

É preciso buscar segurança, porque sem ela, não temos uma mente tranquila.

Precisamos de prazer, emoção, mas colocamos isso dentro do limite do momento e isso traz relaxamento.


E a 3ª busca vai se moldando cada vez mais. E não adianta buscar espiritualidade, se não acredita no que está ouvindo, se ela não ajuda a tornar melhores as suas ações.


Não adianta buscar religião/espiritualidade, se não praticar o que está aprendendo. Não adianta buscar isso, mas ser uma pessoa ruim, se sentir melhor do que os outros, comparar, julga. Tem que haver um equilíbrio na terceira busca.


Se estiver muito preso na 1ª ou 2ª busca, não chego na 3ª e se estiver na 3ª e não se aprofundar, não chego na 4ª.

4ª Busca: Autoconhecimento


Não é uma busca. É a percepção que essas buscas também são “falsas”. Elas são o caminho para chegar no quarto passo, elas são o caminho para o autoconhecimento.


Elas são um caminho que todo mundo vai passar até conseguir ter essa relação “libertação, liberação”.


Seria assim: “Eu libero a minha mente da busca por segurança e prazer, eu libero a minha mente de precisar de religião para me sentir bem, porque a religião foi necessária para apaziguar a minha mente e meu coração, agora eu, por mim mesmo já entendo que sou feliz, as minhas ações já são corretas, eu não preciso de ninguém falando faça ou não faça, quando faço algo que não é certo, me incomoda, porque já percebi o que é a verdade. E aí eu começo a me libertar dessas buscas.”


(texto acima baseado na filosofia do Vedanta)


E o que é AUTOCONHECIMENTO e EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA


O AUTOCONHECIMENTO refere-se ao processo contínuo e profundo de compreensão de si, que envolve a consciência e a exploração dos próprios pensamentos, sentimentos, valores, habilidades, limitações e motivações. 


É a capacidade de reconhecer nossa essência e interpretar nossas próprias características, tanto visíveis quanto ocultas, possibilitando melhor entendimento sobre quem somos, como agimos e por que agimos de determinadas maneiras. 


O autoconhecimento ajuda a melhorar o nosso relacionamento com nós mesmos e com o mundo.


Desenvolvendo o autoconhecimento, você vai conhecer mais sobre suas forças e fraquezas, gostos, medos e bloqueios, crenças e valores e suas buscas. Você se tornará uma pessoa menos agressiva, com menos medo, com relacionamentos melhores e mais profundos, com menos probabilidade de desenvolver problemas emocionais como depressão, ansiedade, baixa autoestima, instabilidade emocional e tenderá a ser muito mais saudável no âmbito físico, pois terá muito mais ciência do que está fazendo com seu corpo.


Com o autoconhecimento você ampliará cada vez mais sua consciência, terá uma noção mais ampla da vida, das relações humanas e com os animais e meio ambiente. Conhecerá mais seus hábitos e comportamentos e poderá mudar aqueles negativos e que não te levam na direção que deseja. Com o autoconhecimento, você terá muito mais chance de encontrar o propósito da vida, que com certeza, te levará em direção a felicidade genuína, aquela mais profunda e significativa.


Um ponto importante é se aceitar como é, vivemos em um mundo muito superficial e vazio, isso faz muitas pessoas irem na contramão da sua essência e da sua saúde para tentar serem aceitos e valorizados pelos outros, isso é muito negativo. Portanto, aceite-se como é, isso te dará muito mais leveza.


Conheça bem seus limites físicos, mentais, emocionais, financeiros e no que mais for preciso. Você só consegue expandir o limite, quando você descobre o seu limite atual naquele assunto. Aprenda a dizer não, tanto para você, nos casos que roubam a sua atenção, como (comidas, redes sociais, televisão, etc) como para os outros, quando estão ultrapassando o seu limite e te prejudicando.


Já a EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA significa um alto grau de autoconhecimento, é saber sobre si e sobre o mundo ao nosso redor, e viver com mais sentimento de amor e compaixão.


E pra ajudar nessa expansão da consciência todas as práticas que nos tiram do automático, que desaceleram os pensamentos, nos ajudando a reparar nos nossos próprios sentimentos, pensamentos, ações e reações, comportamentos... nos ajuda a expandir a consciência, pois aumentamos a nossa percepção sobretudo.


Espiritualidade e o Despertar Interior


Diversas tradições espirituais, como o budismo, o hinduísmo e o taoísmo, consideram a expansão da consciência um caminho para o despertar espiritual, para a iluminação e para a união com o divino. Através de práticas como meditação, yoga, mantras, técnicas de contemplação, Qi Gong e Tai Chi Chuan, buscam-se transcender o ego e conectar-se com um nível mais profundo de ser, alcançando um estado de paz interior, compreensão e unidade com o universo.


A expansão da consciência pode trazer essa profunda sensação de paz interior, que transcende as emoções e os pensamentos perturbadores. É como se você estivesse conectado a uma fonte de calma e harmonia inabalável.


A consciência expandida promove uma intensa conexão com o universo, uma sensação de pertencimento e unidade com tudo que existe. A vida adquire um novo significado, as relações se tornam mais significativas e o sentimento de solidariedade com o próximo se intensifica. É como se você fizesse parte de um grande tecido cósmico, interligado a todos os seres vivos e a todas as coisas. A expansão da consciência também desperta a criatividade e a intuição, você se torna mais receptivo à inspiração, à intuição e à expressão artística.

Comentários


© 2021 Semente Plantada 

bottom of page